bootstrap template

VISÃO DO JÚRI

Confira abaixo  a visão Joe Hirata  sobre a avaliação e a preparação dos campeões.

Participo como Presidente do Júri da KWC Brasil já fazem 5 anos.  Após a escolha dos 2 campeões na final Brasil, inicia uma nova etapa que é a preparação para a final mundial.  

A preparação vai desde a ajuda na escolha de repertório, coaching vocal, treino de postura no palco, expressão corporal, dicas sobre concursos, preparo dos figurinos e no último ano também cuidamos da qualidade dos playbacks. Tudo é feito para dar o melhor apoio e preparo para nossos campeões na final mundial.

Na categoria dupla também ajudamos na escolha do repertório como também ajudamos a criar abertura de vozes.

Na final mundial são 4 músicas na categoria individual e 3 músicas na categoria dupla. Então cada cantor precisa treinar 7 músicas para o mundial.

Desde que a professora Vivi Keller participa do KWC Brasil, eu e a Vivi juntos fazemos a preparação dos campeões para o mundial.

Na escolha do repertório avaliamos o estilo de cada cantor, o timbre vocal, a tessitura vocal e se as músicas que exploram seu melhor potencial.

Em todo concurso a escolha do repertório é muito importante. Existem alguns candidatos que escolhem uma música que o tom da música é fora da tessitura (tessitura vocal refere-se ao sistema e conjunto de notas, as quais um cantor consegue executar de forma confortável) e acaba forçando demais uma nota mais aguda ou grave e perde o brilho na interpretação. Por isso os candidatos precisam adaptar o tom da música para sua voz, afim de deixar a voz mais vibrante e com uma interpretação agradável de se ouvir. Pode-se cantar divinamente toda música, mas se uma determinada nota musical não for bem interpretada, implica na hora do jurado dar a nota.

Por exemplo, se você canta uma música da Whitney Houston e não tem a mesma tessitura vocal, pode até atingir as notas extremas (altas e baixas) mas vai estar com uma interpretação prejudicada e os jurados automaticamente descontarão notas. Por isso deve-se adaptar o playback ao cantor e não o cantor ao playback e também escolher a música que mais combina. O que nós jurados queremos ouvir é uma boa interpretação e não gritarias e exageros. Lembre-se que às vezes o menos é mais...

Quando perguntam qual é a melhor música para concursos, respondo que é a melhor música que encaixa com o cantor. Por isso os campeões sugerem algumas músicas e ouvimos eles interpretarem e vamos escolhendo as músicas que mais nos chamariam a atenção como jurados e depois vamos pontuando onde pode melhorar.

Imaginem que os jurados ficam ouvindo várias músicas durante o concurso e o que nos chama a atenção, são os cantores que nos alcançam pela voz, que transcendem o concurso e como a Vivi diz: faz o pêlo da pele se arrepiar. Pode ser uma música americana, brasileira MPB, samba, italiana, sertaneja, lírica, rock ou qualquer estilo. Pode ser uma música com notas agudas ou também sem notas extremas, o que importa é a voz estar vibrante e alcançar o coração dos jurados.

Este ano foi autorizado cantar músicas brasileiras na final mundial e incluímos 1 música pelo menos para cada categoria, diversificar os estilos também mostra que o cantor é dinâmico, mas como comentei, sem exageros e fora de seu estilo.

Uma dica que dou também para quem irá participar é, se possível, decorar a letra. Quando você se prende ao monitor para ler a letra acaba se desconectando da interpretação e nós jurados podemos sair do “transe” e quebrar aquela viagem gostosa junto da voz do cantor. Por isso escolham com antecedência as músicas e treinem bastante para que no dia do concurso você não precise “pensar” para cantar. No dia do concurso o nervosismo, ansiedade acabam atrapalhando, então a interpretação precisa fluir sozinha e o candidato curtir o momento como se fosse um grande show.

Esqueçam que estão sendo julgados, tentem atingir o coração de todos que estão te ouvindo e também todos que não estão te vendo, mas te ouvindo de algum lugar (outro ambiente, da televisão, de uma live nas redes sociais, etc). Eu digo “TRANSCENDAM”!!!

Desejo a todos candidatos que participarão do KWC Brasil boa sorte e faça da música, sua alegria e a de quem irá te ouvir.

Espero vocês na próxima grande final do KWC Brasil !!!

Grande abraço a todos!!!

Joe Hirata


OUÇA A PLAYLIST DOS CAMPEÕES

Datas

Em 2020 o mundial será no Canadá.
Represente o Brasil entre 30 países.
Apartir de 18 anos que não vivam exclusivamente de música, cantando.

Contatos

Email: producao@kwcbrasiloficial.com         
 +55 (11) 3106.7505